6 de janeiro de 2011

Passos para mudanças pessoais - Parte 3 (Janeiro 2011)

PASSO 4
QUANDO MUDA DE ATITUDE, VOCÊ MUDA O SEU COMPORTAMENTO

“O que prende a nossa atenção determina a nossa acção”
(William James)

Uma atitude vitoriosa

CANAIS PARA MUDANÇA

Observe o quadro que se segue diariamente. Foi elaborado para:
  • Encorajá-lo na sua busca de mudança;
  • Orientá-lo para que não perca o “momentum”; e
  • Fornecer-lhe a informação certa.
LEMBRE-SE: Não há desenvolvimento excepto através da mudança.

I - A ESCOLHA DENTRO DE SI

ESCOLHA 1 – AVALIE AS SUAS PRESENTES ATITUDES
(Filipenses 2:5)
Será que as minhas presentes atitudes agradam a Deus e a mim?

ESCOLHA 2 – PENSE, É A SUA FÉ MAIS FORTE DO QUE O MEDO
(Mateus 21:21)
Estou a ter uma fé activa nos meus presentes medos?

ESCOLHA 3 – ESCREVA UMA DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO
(Filipenses 3:13,14)
Tenho escrito, verbalizado e actuado de acordo com um plano para mudar a minha atitude?

            ESCOLHA 4 – DETERMINE SE TEM UM DESEJO PARA MUDAR
            (Salmo 37:4)
            Mudança é possível se a desejo o suficiente. Estou disposto a pagar o preço?

ESCOLHA 5 – VIVA UM DIA DE CADA VEZ
(Mateus 6:34)
Estou eu a permitir que as batalhas do amanhã me roubem as vitórias do hoje?

ESCOLHA 6 – MUDE OS SEUS PADRÕES DE PENSAMENTO
(Filipenses 4:8)
O que prende a sua atenção, determina a sua acção. Estou a pensar nas coisas certas?

            ESCOLHA 7 – DESENVOLVA BONS HÁBITOS
            (Deuteronômio 6:5-9)
           Ajo repetidamente nos hábitos positivos, para vencer os negativos?

           ESCOLHA 8 – ESCOLHA SEMPRE A ATITUDE CORRECTA
           (Provérbios 3:31)
           Estou continuamente a escolher mudar?

II – AS OPORTUNIDADADES À SUA VOLTA

           OPORTUNIDADE 1 – ALISTE A COOPERAÇÃO DE UM BOM AMIGO
           (Deuteronômio 32:30)
           Encontro-me regularmente com um amigo que me ajuda?

           OPORTUNIDADE 2 – ASSOCIE-SE COM AS PESSOAS CERTAS
           (Tiago 4:4)
           Os meus amigos ajudam-me ou impedem-me de mudar?

           OPORTUNIDADE 3 – ESCOLHA UM MODELO A SEGUIR
           (Filipenses 4:9)
           Estou a passar tempo com a pessoa que admiro?

           OPORTUNIDADE 4 – APRENDA A PARTIR DOS SEUS ERROS
           (João 8:11)
           Quais foram os erros mais recentes que me fizeram mudar?

           OPORTUNIDADE 5 – EXPONHA-SE A SI MESMO A EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO
           (Lucas 11:1)
          Qual o evento ou pessoa verei hoje?

III – O DEUS ACIMA DE SI

           FORÇA 1 – A PALAVRA DE DEUS
           (II Timóteo 3:16,17)
           Estou a receber fortaleza diária da Palavra de Deus?

           FORÇA 2 – ORAÇÃO
           (Tiago 5:16)
           Oro diariamente e especificamente acerca da minha atitude?

           FORÇA 3 – O ESPÍRITO SANTO
           (I João 4:4)
           Sou continuamente renovado pelo Espírito Santo?


PASSO 5
QUANDO MUDA O SEU COMPORTAMENTO, MUDA O SEU DESEMPENHO

“Como pode saber o que está no seu coração? Olhe para o seu comportamento.
Não há melhor sinal do coração do que a vida”
(LeRoy Eims)


A vida não é justa. Não vai ser justa. Pare de choramingar e lamentar-se e faça qualquer coisa.

Dois erros que cometemos:
  • Esperamos que Deus mude as nossas circunstâncias.
  • Esperamos que as nossas circunstâncias mudem o nosso comportamento.
OBS:
Se a mudança não é tímida, não é mudança. Timidez é natural. Se as pessoas não se sentem tímidas ao fazerem alguma coisa nova… não estão a fazer nada novo.


PASSO 6
QUANDO MUDA O SEU DESEMPENHO, VOCÊ MUDA A SUA VIDA

Comentários finais:
  • A mudança faz com que uma pessoa se sinta sózinha mesmo que outros estejam a passar por ela.
  • É mais fácil transformar falhanço em sucesso do que desculpa em possibilidade.
  •  Esperança é o princípio fundamental de toda a mudança.
  • “Peça ao Deus que o criou, para o recriar” (Normam Vincent Peale)
Sem Deus – Eu não posso

Sem mim – Ele não fará.

2 comentários:

  1. As vezes ouvimos tantas coisas, mas nada como ler algo, que nos ensina a colocar os ensinamentos em prática, esse texto ensina isto, me ajudou muito. :-) Vandair Coelho

    ResponderEliminar
  2. Grande verdade!esta mensagem é ouro para todos nós.Texto maravilhoso!Past. Alda

    ResponderEliminar