7 de novembro de 2010

Poucas Palavras, Grandes Ensinamentos - Nº 7 (Novembro 2010)

PARA HOMENS
  1. Ninguém jamais foi honrado pelo que recebeu. A honra é a recompensa pelo que se deu. (Provérbios 21:26 - "... Mas o justo dá, e nada retém").
  2. Talvez uma vez em 100 anos uma pessoa possa ser arruinada pelo excesso de elogios, mas certamente uma vez a cada minuto, alguém morre por dentro pela sua falta. (Efésios 4:29 - "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem").
  3. As pessoas grandes monopolizam o ouvir. As pessoas pequenas monopolizam o falar. (Provérbios 29:20 - "Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele").
  4. O primeiro dever do amor é ouvir. (Tiago 1:19 - "Sabei isso, meus amados irmãos: Todo o homem seja pronto para ouvir...").
PARA MULHERES
  1. Estar em paz consigo mesma é um resultado directo de ter encontrado a paz com Deus. (Filipenses 4:7 - "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus").
  2. As pessoas que têm tacto, têm menos a retratar-se. (Provérbios 15:28 - "O coração do justo medita o que há de responder; mas a boca dos perversos transborda maldades).
  3. Jesus pode transformar água em vinho, mas não pode transformar suas resmunguices em algo produtivo. (Filipenses 2:14 - "Fazei tudo sem murmurações nem contendas").
  4. A menor boa acção é melhor que a maior das intenções. (I João 3:18 - "Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente e mostrar isto pelas nossas acções").
PARA CASAIS
  1. Você nunca "encontrará" tempo para fazer alguma coisa. Se você quiser ter tempo, terá de fazê-lo. (Eclesiastes 9:10a - "Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças").
  2. Noventa por cento da fricção da vida diária é causada pelo tom de voz errado. (Provérbios 15:23 - "O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra a seu tempo quão boa é").
  3. O casamento deve exemplificar o mais alto ideal de amizade, ou então será um fracasso. (João 15:13 - "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos").
  4. O perdão é dar amor quando não existe motivo para dar... (Mateus 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia").
PARA PAIS
  1. Você não pode ensinar a criança a cuidar de si mesma, a não ser que a deixe tentar por si... ela cometerá erros; e a partir desses erros brotará a sua sabedoria - Henry Ward Beecher. (Isaías 54:13 - "Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor, e grande será a paz de teus filhos").
  2. Aquele que sacrifica a sua consciência em favor da ambição, queima uma obra de arte a fim de obter cinzas. (I TImóteo 1:19 - "Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, havendo rejeitado, vieram a naufragar na fé").
  3. Nada do que já fiz me proporcionou mais alegrias e recompensas do que ser um pai para meus filhos - Bill Cosby. (Salmo 127:3 - "Os filhos são a herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão").
  4. Quando amamos alguma coisa, é porque tem valor para nós, e quando essa mesma coisa possui valor para nós, passamos tempo com ela, deleitando-nos com ela e cuidando dela - Passemos tempo com os nossos filhos. (II Coríntios 12:15 - "Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas...").
PARA MÃES
  1. Uma mãe talvez possua o solo mais árido da terra, e, ainda assim, nenhuma mãe merecedora de seu título, que se tenha dado completamente a seu filho, não sentiu que, apesar de tudo, colheu o que plantou - Henry Ward Beecher. (Gálatas 6:9 - "E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido").
  2. Nunca, nunca seja tão orgulhosa a ponto de não dizer "sinto muito" a seu filho, quando você comete um erro. (Tiago 5:16 - "Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros...").
  3. Na prática da arte de ser mãe, um pouquinho de exemplo vale mais do que uma tonelada de sermões. (Mateus 5:16 - "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus").
  4. Deve aproveitar todas as oportunidades para incentivar os filhos. O incentivo é o oxigénio para a alma. (Provérbios 15:23 - "O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra a seu tempo boa é").

5 comentários:

  1. Muito bom Pr. João...
    Abraxo

    ResponderEliminar
  2. Pr. João
    Gostei mt...disse mt,ao meu coração!!!
    Continue.....que Deus o use a cada dia, a ser uma benção na vida de cada leitor, deste Blog.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Gestão de tempo, disciplina,reflectir sobre as coisas boas,por exemplo, a leitura de versículos bíblicos edificantes.Muito bom.O Pastor é uma Bênção para todos nós.Estou muito grata.Past.Alda

    ResponderEliminar
  4. Oi "Pastori de mê coração" ! Já li ....e gostei mto....Mta coisa para reflectir e para nos fazer agir....Que Deus o continue a abençoar poderosamente...! Bjinhos, Loide

    ResponderEliminar
  5. Como sempre conselhos práticos e objectivos ... ;)
    Teresa Páscoa

    ResponderEliminar