31 de março de 2010

De Pastor para Pastor - Março 2010

A IMPORTÂNCIA DE TER UMA VISÃO


Ao dirigir-me a pastores e outros líderes através deste artigo, gostaria de expressar principalmente a minha gratidão a Deus e àqueles que Ele usou, para que o “conhecimento e a revelação” da importância de ter uma visão, chegassem até mim. Seguindo o princípio de que “o que d’Ele temos ouvido e aprendido, devemos passá-lo a homens fiéis” (II Timóteo 2:2), é meu desejo que o que aqui escrevo, possa servir para edificação e desafio de cada um de vós.


VISÃO - VAMOS CAPTÁ-LA


“Não havendo visão, o povo segue indisciplinado e insubordinado” (Provérbios 29:18).


O poder de antecipação de uma medalha, disciplina o atleta e dá-lhe propósito e direcção. UMA visão em nós, não somente dá direcção, propósito e constrangimento, mas também produz unidade - sem visão há divisão, visto que não poderão andar dois juntos se não estiverem de acordo (Amós 3:3).


Uma Visão - Vê

Quando a Bíblia fala de - TER UMA VISÃO - refere-se à capacidade de “vermos para além do visível” e “do poder de vermos com os olhos da fé algo que ainda não existe física ou materialmente”. Como cristãos e líderes, é imperativo que tenhamos uma visão, se intencionamos vencer os obstáculos que o inimigo coloca à nossa frente para nos impedir de cumprir o plano de Deus.


Uma Visão - Liberta

Uma visão, não só nos capacita para “vermos para além do visível”, mas também nos dá “uma nova liberdade e razão de viver.”

A visão cria em nós o desejo e entusiasmo necessários, para vermos as circunstâncias e situações de forma diferente e nos manter activamente lutando por cumprirmos o plano de Deus.


Uma Visão - Desperta a Criatividade

Alguém afirmou e eu concordo que: “o homem mais pobre, mundialmente falando, não é aquele que não possui um centavo, mas sim aquele que não possui uma visão.”


A Bíblia nos ensina que: “Sem visão (uma razão para estar, viver), o povo perece (é destruído, passa para uma condição inferior, expira).” (Provérbios 29:18)


Quando temos uma visão, somos inspirados a continuar na estrada do sucesso (fazer o que Deus quer que nós façamos) e a procurar meios produtivos para mudar as circunstâncias e situações ou coisas que nos envolvem.


Uma Visão - Concorda

Ao estudarmos a Palavra de Deus, vemos nela algumas leis e princípios espirituais, que quando aceites e postos em prática, garantem-nos o sermos bem sucedidos (embora isso não nos isente de lutas, batalhas, tempestades e outros afins). Deixem-me relembrar-vos alguns desses princípios:


APRENDAMOS A PENSAR GRANDE COM DEUS

Antes de morrer, Moody disse aos seus filhos: “Se Deus é o vosso companheiro e sócio nº 1, façam GRANDES planos.”


O nosso Deus é grande, mas quando se trata de visão, Ele só fará o que lhe for permitido fazer, pelas pessoas que têm a visão.


Em Efésios 3:20, o apóstolo Paulo afirma: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”


O poder de Deus é liberto (posto em acção), quando libertamos a nossa fé. Como libertamos nós a nossa fé? Por palavras (de acordo com a Sua vontade expressa) e acções. Assim, à medida que estamos dispostos a agir para libertar a nossa fé, o poder de Deus é liberto para trabalhar em nosso favor, capacitando-nos a cumprir a visão que temos de uma maneira e grau que ultrapassam as nossas expectativas.


APRENDAMOS A ESCREVER A VISÃO

Deus fala connosco de muitas maneiras. Claro que, prioritariamente, o faz pela Sua Palavra. Mas também o faz por “sonhos,” “ideias criativas,” “pequenas intuições” e outras formas. E é nossa tendência pensarmos que sempre que isso acontece, mais tarde o iremos recordar na íntegra. Mas nem sempre é assim. Às vezes, esquecemos. Daí a importância de escrevermos a visão. “...Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.” (Habacuque 2:2).


APRENDAMOS A AGIR

Quando Deus nos mostra algo é importante que comecemos a agir na revelação recebida. Claro que isto não invalida a planificação, a preparação e o estabelecimento de uma estratégia. Mas uma coisa é certa - temos de olhar para o futuro com fé.


Enquanto a esperança espera que as circunstâncias se alinhem com a vontade de Deus (e por favor, não interpretem que desvalorizo este poder cooperativo da fé), é a fé que faz com que essas circunstâncias se alinhem e o caminho seja aberto.


Deus deu-nos a visão para vermos os nossos alvos, a sabedoria para estabelecermos o que vemos, o desejo e a determinação para prosseguirmos agressivamente o nosso sonho e a fé para alcançarmos o que está no nosso coração. Será que com tudo isto que Deus nos deu, podemos pensar em falhar? Não.


VISÃO - VAMOS MANTÊ -LA


Quando possuímos uma visão, é necessário “segurá-la” ou “mantê-la” viva. Eis três áreas onde a devemos pôr positivamente em acção:


NO INDIVÍDUO (EM NÓS)

Muitas vezes torna-se tão óbvio reconhecermos os que têm ou não uma visão, simplesmente pela forma como falam, vestem ou comportam. Estes são sinais evidentes da existência ou não, de uma força motivadora na vida, de um propósito para viver e de um alvo para alcançar. Saibamos expressar bem o que cremos e façamo-lo com excelência.


NA COMUNIDADE

“Vós sois o sal da terra...Vós sois a luz do mundo.” (Mateus 5:13, 14)


As comunidades bem sucedidas são aquelas cuja população tem uma visão individual para eles próprios e suas famílias e uma visão colectiva para as suas igrejas, escolas, cidades, regiões, províncias, etc.


A nossa visão tem de atingir as nossas comunidades.


A NAÇÃO

Entre as muitas implicações da “acção do Espírito de Deus” na Sua Igreja, uma delas é a remoção de “uma mentalidade escapista, de pequenez e incapacidade,” a fim de nos tornarmos na Igreja Gloriosa que Ele está preparando (Efésios 5:26, 27). Deus está a levantar uma geração de cristãos nascidos de novo, que crêem que são como “a semente do grão de mostarda” (Mateus 13:31, 32) e que são chamados para influenciarem desde a sua Jerusalém até...aos confins da terra.


VISÃO - VAMOS USÁ-LA


Diferentes pessoas nascem com visões diferentes. Mas seja qual for a visão recebida, Deus quer que tudo comece quando aprendemos a lição de usarmos os meios ou recursos que Ele colocou à nossa disposição. Aprendamos a confiar, porque A VISÃO DE DEUS É SEMPRE ACOMPANHADA DA SUA PROVISÃO.


Em jeito de conclusão, deixem-me colocar algumas questões:

  1. Estamos nós a experimentar “o impossível” em nossas vidas?
  2. Estamos vendo as “impossibilidades” tornarem-se “realidades”?
  3. Estamos vendo “montanhas” a serem removidas?

SE NÃO, será melhor colocarmos menos ênfase em dizermos aquilo que cremos e a pormos mais ênfase em crermos naquilo que dizemos.



João Cardoso






2 comentários:

  1. A Visão é o que me mantém no caminho certo e em andamento. A economia Portuguesa não mexe mais precisamente por falta de Visão. Esse é um bom ensino, PARA TODOS!!! Imagine se uma igreja tivesse como Missão, o ensino sistemático da necessidade de ter Visão!!! Nas reuniões semanais, em Workshops abertos a toda a população civil, nas músicas cantadas e editadas,... Podiamos mudar esta nação! Eu acredito que a Visão estimula o empreendedorismo; acho que é o seu principal motor!!!
    António Câmara da YDreams diz que quer chegar a ser um "Gigante Gigantesco"... :-)
    Isabel Ançã

    ResponderEliminar
  2. Ñ sendo Pastor nem Lider, sei k havendo um Bom Pt. à sempre um bom rebanho!!
    E as visões são sinais disso mesmo! Fruto tb, do conjunto de fieis a DEUS, existente no CCVA!
    Nunca saberemos quem Ele usou para k tal acontecesse! O k importa, é k as coisas vão acontecendo para a sua Glória e edificação da Sua Casa!! Força Pt João ñ estará só!! DEUS o abençoe!Amen!
    Jorge M. C. Torres

    ResponderEliminar