1 de janeiro de 2010

Poucas Palavras, Grandes Ensinamentos - Nº1 (Jan.2010)

Mensalmente pretendo deixar aqui uma colecção de citações dinâmicas e recheadas da sabedoria eterna - a Palavra de Deus - que motive pessoas de todas as crenças e vocações a viverem uma vida produtiva, com significado e feliz, ao inspirá-las a lutar pela excelência do carácter em suas vidas.

O intuito é proporcionar prazer ao serem lidas, ainda que surjam pensamentos desafiadores, levando cada pessoa à boa introspecção em muitos tópicos essenciais para uma vida feliz.

Que cada um de nós possa ir além do que a sociedade impõe como padrão de vida e desenvolvamos uma visão diferente que nos leve a ser tudo aquilo que Deus deseja para nós.

PARA HOMENS
  1. Quando Deus mede um homem, Ele coloca a fita métrica em volta do seu coração e não de sua cabeça. (I Samuel 16:7 "O Senhor não vê como o homem vê. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração").
  2. Viva a verdade em vez de professá-la. (Tiago 1:22 "E sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos").
  3. As impossibilidades se desfazem, quando um homem e Deus se deparam com uma montanha. (Mateus 19:26 "...para Deus tudo é possível").
  4. A honra é melhor do que honrarias. (I Samuel 2:30 "...porque aos que me honram, honrarei").
PARA MULHERES

  1. Minha tarefa é cuidar do que é possível e confiar a Deus o impossível. (Salmo 9:10 "Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam").
  2. Quando Madre Teresa recebeu o Prémio Nobel, perguntaram-lhe: "O que podemos fazer a fim de promover a paz mundial"? Ela respondeu: "Vá para casa e ame a sua família". (Provérbios 3:3 "Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração").
  3. Não é dificil fazer uma montanha a partir de um montinho de terra. É só acrescentar um pouco mais de terra. (Provérbios 17:14 "Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas").
  4. Deus pode curar um coração partido, mas Ele precisa tomar posse de todos os pedaços. (Provérbios 23:26 "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos").
PARA CASAIS

  1. A família tem início com um compromisso de amor. (Efésios 5:31 "Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne").
  2. O relacionamento pessoal com Jesus Cristo é a pedra angular do casamento. (I Pedro 2:6b "Vede, ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido").
  3. Uma casa é feita de paredes e vigas; um lar é feito de amor e sonhos. (Provérbios 31:27 "Ela olha pelo governo da sua casa, e não come o pão da preguiça").
  4. As crianças necessitam muito mais de exemplos do que de críticas. (I Timóteo 4:12 "Sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza").
PARA PAIS

  1. Como diminuir a delinquência juvenil: 1) Dê tempo aos seus filhos. 2) Seja um bom exemplo para eles. 3) Proporcione aos seus filhos ideais de vida. 4) Tenha muitas actividades planeadas com eles. 5) Discipline os seus filhos. 6) Ensine-lhes sobre Deus. (Dr. Billy Graham). (I Timóteo 4:12 "...torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Provérbios 22:6 "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele").
  2. O maior feito que um pai pode realizar em favor dos seus filhos é amar a mãe deles. (Josh McDowell). (Efésios 5:28 "Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo").
  3. Uma criança provavelmente não encontrará um pai em Deus, a não ser que encontre algo de Deus em seu próprio pai. (Glen Wheeler). (I Coríntios 11:1 "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo").
  4. Elogie seus filhos publicamente, repreenda-os em secreto. (Provérbios 29:17 "Disciplina o teu filho, e ele te dará descanso; dará delícias à tua alma").
PARA MÃES

  1. Mães são como finas peças de colecção - com o passar dos anos o seu valor aumenta. (Provérbios 23:22 "...não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer").
  2. Ensine o seu filho a seguir o caminho que você mesma deveria ter seguido (C.H.Spurgeon). (Salmo 32:8 "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos").
  3. Os filhos certamente iluminam o lar. Você já viu uma criança com menos de doze anos desligar alguma luz? (Eclesiastes 3:1,4 "...tudo tem o seu tempo determinado... tempo de rir...").
  4. As orações diárias diminuirão as suas preocupações (Betty Mills). (Salmo 55:17 "De tarde, de manhã e ao meio-dia oro e clamo, e ele ouve a minha voz").






5 comentários:

  1. Gostei muito deste Post!!

    ResponderEliminar
  2. Caro João Cardoso,

    Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog. Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu espaço, e se desejar também segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Que Deus continue a lhe usar para louvor de Sua glória.

    ResponderEliminar
  3. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu ótimo blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti.

    Feliz 2010

    Medite em Colossenses 1.9-11

    Nele, Pr Marcello

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto: Embaixadores da reconciliação

    Uma pérola de Agostinho:

    Senhor, não há duvidas de que te amo. Mas o que eu AMO, quando te AMO?

    ResponderEliminar
  4. Prezado Hermes.

    Já sigo o seu blog há alguns meses por recomendação do amigo e colega, João Pedro Robalo, o que é para mim um prazer!

    Aprecio imenso e procurarei participar com meus comentários assíduamente.

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por estas dicas preciosas... para imprimir e colar na parede

    ;o)

    ResponderEliminar